As crianças têm reconhecido potencial para desenvolver as suas capacidades musicais, mesmo as mais pequenas são capazes de desenvolver o pensamento crítico através da música. A expressão musical permite participar em desafios pessoais e de grupo que contribuem para a construção e reforço da identidade pessoal e social da criança. A dinamização de experiências diversificadas de aprendizagem são fundamentais para o desenvolvimento individual das crianças.

Neste sentido, a Junta de Freguesia da Junqueira, numa iniciativa pioneira ao nível do Agrupamento da Junqueira, tem promovido, nestes últimos 4 anos, o ensino da música a todos os alunos que frequentam o jardim-de-infância da Junqueira. O sucesso e a importância que este projeto desempenha para alunos, professores e pais, superou claramente todos os objetivos e expetativas iniciais.

Mais um bom exemplo da acção positiva da Junta de Freguesia junto da comunidade e do papel diferenciador e complementar que a mesma pode, e deve, desempenhar na área da formação e da educação.